use a Busca abaixo para pesquisar preço de carros.

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Adição de biodiesel prejudica combustível, diz Fecombustíveis

posto de combustívelPostos tiveram que intensificar limpeza de tanques 
(Foto: Juliana Cardilli/G1)

A adição de biodiesel ao diesel de petróleo tem provocado graves problemas de qualidade no produto vendido nos postos brasileiros. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), 5,2% das amostras de diesel coletadas em postos em março estavam fora das especificações, maior índice desde 2004. Segundo representantes dos postos, o problema já foi levado à Justiça por consumidores que tiveram danos em seus veículos.

Segundo o presidente da Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis), Paulo Miranda, o biodiesel provoca alterações na consistência do produto final, com o surgimento de borras e a proliferação de bactérias. Além dos danos a veículos, o problema dá prejuízo aos postos, que tiveram que intensificar a limpeza de tanques e trocas de filtros.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14), a Fecombustíveis aprovou determinação para que seus associados entrem na Justiça contra distribuidoras, caso tenham que ressarcir consumidores prejudicados pela baixa qualidade do diesel - que hoje tem 5% de biodiesel, produto conhecido como B5.

"Decidimos que, se nada for feito, vamos entrar com ações de regresso, pedindo ressarcimento desse prejuízo às distribuidoras, que nos vendem o B5", afirmou o executivo, que diz ter análises técnicas apontando que o óleo vegetal não tem reagido bem à umidade, gerando borras e proliferação de bactérias. Miranda alega que a responsabilidade, em última instância, é dos produtores de biodiesel e pede medidas para melhorar as especificações do produto.

As distribuidoras concordam que há indícios de que a adição de biodiesel vem provocando problemas de qualidade no diesel e pedem uma análise detalhada da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O vice-presidente executivo do sindicato de distribuidores de combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz, defendeu que o governo evite novos aumentos na proporção de diesel enquanto o caso não for esclarecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site Comprar carros a venda é um site de classificados de carros onde tem vários anúncios com preços e fotos de anúncios entre compradores e vendedores de diferentes estados e cidades do Brasil. Além de carros a venda poder ser encontrados outros veiculos como caminhonetes, caminhões e etc. Muitas pessoas pensam: quero comprar ou quero vender um carro usado Procuro para comprar carro usado. Onde encontro um carro ou onde encontrar carros usados e quando busca ou faz uma pesquisa de preços acabam entrando no melhor site de carros usados a venda.