use a Busca abaixo para pesquisar preço de carros.

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Montadoras chinesas traçam planos para fábricas no Mercosul

Até 2011, sete montadoras chinesas estarão no Brasil: Great Wall, Chery, Jinbei, Hafei, JAC, Chana e Lifan. Algumas delas já exportam seus modelos para o país atualmente, outras devem chegar nos próximos meses. A JAC, que virá com o empresário Sérgio Habib, será a última, e deve chegar por aqui no primeiro trimestre do ano que vem. Para a maioria dessas companhias, o início das vendas no país é apenas o começo de uma estratégia de longo prazo traçada para o mercado brasileiro.

O plano inclui a construção de fábricas no Brasil ou em outros países do Mercosul para reduzir os custos de importação dos modelos para o mercado brasileiro, que hoje é de 35% para um veículo pronto. "A ideia é começar como distribuidor e depois produzir", afirma Steven Wang, diretor de marketing da Great Wall.

China mira emergentes em meio a barreiras na Europa e nos EUA
Na China das réplicas, montadoras se inspiram em design ocidental
Veja galeria de fotos do Salão do Automóvel de Pequim

Três modelos da montadora chegam ao Brasil em outubro: o SUV Hover, a picape Wringle e o utilitário Coolbear. Os veículos serão trazidos pela importadora CN Auto, que atualmente importa as minivans Towner e Topic, da Hafei e da Jinbei, respectivamente.

"O carro sai da China barato, em US$ 10 mil, mas chega ao Brasil três vezes mais caro que isso. Então a gente perde competitividade", diz Wang. O modelo de instalação de uma fábrica no país seria o CKD (Completely Knock-Down), o mesmo adotado em outras plantas de montadoras chinesas no exterior.

A Chery, que trará ao Brasil os carros Face, Cielo, QQ e o sedã G5 até 2011, também considera a construção de uma fábrica no Brasil nos próximos anos, de onde exportaria para o Mercosul.

Além disso, o Brilliance Group, do qual faz parte a Jinbei, quer trazer para o país nos próximos dois anos sua marca de passeio Brilliance, também pela CN Auto, e já considera a possibilidade de construir uma fábrica na América Latina.

O Brasil, porém, não é candidato a receber a planta, por conta do custo maior do que em outros países. "Uma fábrica CKD na região é o nosso próximo passo, mas não no Brasil. Embora o mercado brasileiro seja estratégico para a companhia", afirma Yongjing Yang, diretor-geral da montadora. Neste sentido, o Uruguai desponta como opção viável.

O país vizinho foi a opção da Effa Motors, também importadora de veículos Hafei, para produzir os carros da Lifan que chegarão ao mercado brasileiro em junho. A fábrica, que consumiu investimentos de US$ 6,5 milhões e entrou em funcionamento neste mês, é de propriedade da Effa, que comprou os direitos para produzir os carros da montadora chinesa na América Latina.

Na planta, serão produzidos os modelos hatch 320 e sedã 620 e 85% dos veículos fabricados virão para o mercado brasileiro. A capacidade de produção da instalação será inicialmente de 5.000 veículos por ano.

Para Sérgio Habib, que trará quatro modelos de passeio da JAC para o país no ano que vem, porém, a implementação de uma planta CKD no Brasil não é uma opção viável. "A CKD tira toda a competitividade da indústria chinesa, que é o grande diferencial desses carros. A grande vantagem competitiva da China é o custo de produção", diz, citando que os custos de importação das peças do veículo para montá-lo no Brasil é de 18%, redução de 12 pontos percentuais sobre o imposto do veículo montado, o que, para ele, não justifica a operação.

A jornalista viajou a convite da CN Auto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site Comprar carros a venda é um site de classificados de carros onde tem vários anúncios com preços e fotos de anúncios entre compradores e vendedores de diferentes estados e cidades do Brasil. Além de carros a venda poder ser encontrados outros veiculos como caminhonetes, caminhões e etc. Muitas pessoas pensam: quero comprar ou quero vender um carro usado Procuro para comprar carro usado. Onde encontro um carro ou onde encontrar carros usados e quando busca ou faz uma pesquisa de preços acabam entrando no melhor site de carros usados a venda.