use a Busca abaixo para pesquisar preço de carros.

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Montadoras preveem queda de 10% nas vendas em abril, após fim do IPI

Atualizado às 16h00.

As vendas de veículos devem registrar queda de cerca de 10% em abril, influenciadas pelo fim do benefício fiscal concedido pelo governo federal. O desempenho registrado até ontem, no entanto, aponta para um mês de abril histórico, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), divulgados nesta sexta-feira.

Até ontem, foram vendidos 261.063 unidades. Até o ano passado, o melhor mês de abril em vendas já registrado ocorreu em 2008, com a comercialização de 261.246 unidades.

O desempenho de abril deste ano, no entanto, ainda deve ficar abaixo das vendas de março. De acordo com a previsão da Anfavea, a média diária de vendas esperada para este mês é de 13.700 unidades, abaixo dos 15.380 veículos licenciados por dia em março --a melhor marca da história do setor.

"Abril é um bom mês, considerando a média diária", afirmou o novo presidente da entidade, Cledorvino Belini, que toma posse hoje à noite junto com a nova diretoria.

Licenciamentos

A entidade prevê que os licenciamentos fechem o mês em 280 mil, contra 353.738 em março --cerca de 70 mil unidades a menos. O montante registrado no mês passado representa uma marca histórica para o setor e é 14,6% superior ao recorde anterior, que havia sido batido em setembro passado (308,7 mil unidades).

A partir deste mês, os carros a álcool ou flex de mil cilindradas tiveram a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) elevada de 3% para 5%. Já nos de até 2.000 cilindradas, o percentual passou de 7,5% para 11%. Para caminhões, a isenção do tributo permanece até junho, quando a alíquota retorna a 5%.

O incentivo, concedido em dezembro de 2008 e que até o final de 2009 valia também para os carros a gasolina, foi uma das principais medidas tomadas pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica e estimular as vendas no setor.

A medida surtiu efeito, e os emplacamentos apresentaram um acréscimo de 11,4% no ano passado ante 2008, registrando o terceiro recorde anual consecutivo, com 3,14 milhões de unidades.

Investimentos

Em discurso nesta sexta-feira, Belini anunciou que os investimentos da indústria automobilística brasileira entre 2010 e 2012 devem totalizar US$ 11,2 bilhões. Entre 2007 e 2009, foram US$ 8,1 bilhões.

Os recursos serão direcionados para as áreas de produtos, tecnologia e melhoria de processos. "Somos já um grande player no presente, mas temos que estar estruturados para a nova realidade, com os novos emergentes", afirmou Belini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site Comprar carros a venda é um site de classificados de carros onde tem vários anúncios com preços e fotos de anúncios entre compradores e vendedores de diferentes estados e cidades do Brasil. Além de carros a venda poder ser encontrados outros veiculos como caminhonetes, caminhões e etc. Muitas pessoas pensam: quero comprar ou quero vender um carro usado Procuro para comprar carro usado. Onde encontro um carro ou onde encontrar carros usados e quando busca ou faz uma pesquisa de preços acabam entrando no melhor site de carros usados a venda.