use a Busca abaixo para pesquisar preço de carros.

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Países europeus pedem maior apoio para a produção de carros elétricos

i-MiEV custa o dobro dos carros híbdridosi-MiEV custa o dobro dos carros híbdridos (Foto: AP)

Alemanha, Espanha, França e Portugal enviaram nesta terça-feira (25) um comunicado para apoiar o veículo elétrico, no qual solicitam à Comissão Europeia que financie projetos sobre a mobilidade elétrica e pedem a agilidade no desenvolvimento da tecnologia para conseguir que os automóveis elétricos europeus circulem já em 2011.

"Consideramos que o veículo elétrico tem que ser colocado no centro dos interesses, unindo a pesquisa, a inovação, o desenvolvimento industrial e a sustentabilidade", diz o comunicado em conjunto, publicado durante a reunião de ministros da indústria europeia, realizada em Bruxelas.

"O carro elétrico não é só uma solução para uma mobilidade eficiente e sustentável, mas uma importante oportunidade para a indústria europeia e os setores relacionados, como as tecnologias da informação e a comunicação, assim como a produção e a distribuição de energia".

Na nota, os quatro países pedem "apoio financeiro" a projetos deste tipo, especialmente os que envolvem vários países, "porque fazem uma contribuição prática ao desenvolvimento e ajudarão a eliminar os obstáculos existentes na mobilidade".

Também solicita que as reuniões de analistas definam um projeto comum de veículo e de sistema de carga na segunda metade deste ano, e um definitivo em 2011.

Brasil discute carros elétricos

De acordo com o diretor de relações institucionais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ademar Cantero, há três meses foi criado um grupo de trabalho com governo e setor privado para estudar os estímulos à produção de modelos elétricos.

Leia também: Brasil se prepara para chegada de carro elétrico

Palio elétricoPalio elétrico (Foto: Divulgação)

O resultado do que foi levantado durante esse período será apresentado pelo Ministério da Fazenda em breve, após avaliação do presidente Lula. “Não terá nada específico, mas sim linhas gerais de políticas para a viabilidade da implantação do veículo elétrico no país”, diz o diretor da Anfavea.

Cantero adianta que tais políticas envolvem desenvolvimento de produtos e de tecnologias de motorização, políticas de abastecimento, suprimento e rede de distribuição. “O importante é que isso discuta uma nova fonte de energia veicular, para ver se vai funcionar ou não no país”, diz.

No Brasil, as montadoras que mais investem em veículos elétricos são Fiat, que desenvolve o Palio elétrico em parceria com a Itaipu Binacional — e a Mitsubishi, cujo modelo i-MiEV já roda em São Paulo para testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site Comprar carros a venda é um site de classificados de carros onde tem vários anúncios com preços e fotos de anúncios entre compradores e vendedores de diferentes estados e cidades do Brasil. Além de carros a venda poder ser encontrados outros veiculos como caminhonetes, caminhões e etc. Muitas pessoas pensam: quero comprar ou quero vender um carro usado Procuro para comprar carro usado. Onde encontro um carro ou onde encontrar carros usados e quando busca ou faz uma pesquisa de preços acabam entrando no melhor site de carros usados a venda.