A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira que vai suspender temporariamente as vendas da linha LS do Lexus nos Estados Unidos, para a realização de um recall mundial.

A decisão marca a terceira vez nos últimos meses em que a Toyota fez com que as concessionárias deixassem de vender seus veículos por conta de um recall.

O recall voluntário de cerca de 3.800 veículos LS 460 and LS600h, modelos 2009 e 2010 nos EUA por conta de um problema elétrico que afeta, eventualmente, a transmissão entre o volante e as rodas, foi anunciado na semana passada.

Ao todo, 11.500 Lexus serão verificados em todo o mundo.

Os carros em estoque e aqueles que já estão nas ruas precisarão de uma troca de computadores que só poderá ser completada quando as concessionárias receberem todas as peças. Enquanto isso, as vendas estarão suspensas.

As vendas devem ser retomadas no meio de junho, começando com os modelos que chegarem às lojas com o ajuste necessário. A Toyota afirmou que dará prioridade aos veículos que já estão em circulação.

Multa

Na semana passada, a montadora pagou multa de US$ 16,4 milhões para resolver acusações dos órgãos reguladores norte-americanos de que a companhia demorou muito para fazer um recall de veículos com problemas no pedais de aceleração.

Mesmo assim, ao pagar a multa conforme esperado, a Toyota não admitiu ter agido de forma incorreta quanto ao recall por problemas nos aceleradores, alvo de investigação da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration).

com Reuters